Esqueleto do Poço 4!

É de conhecimento da Comunidade que o "esqueleto" (ruínas) do Poço 4 foi demolido.

A estrutura estava comprometida e a Copelmi obteve autorização para demolir o "esqueleto" do Poço 4 e minerar a céu aberto no local.
Antes (2012)

Depois (2014). Crédito: Simone Lemos.
Entretanto, em contrapartida, a Copelmi está investindo no Museu Estadual do Carvão, principalmente na restauração dos prédios e na preservação dos acervos e ruínas. 

Dois prédios já foram restaurados (antigo Laboratório e antigo Escritório, na frente do Museu), o prédio branco será o Arquivo Histórico da Mineração (AHM) e a prédio amarelo será o Administrativo do Museu. Ainda faltam quatro a serem restaurados (Usina, Almoxarifado, Oficinas e Casa Branca da Vigilância).

A médio e longo prazo, o Museu terá:
- Exposição de longa duração em ambiente adequado (climatização e acessibilidade, com elevador para o segundo pavimento);
- Arquivo Histórico para pesquisa histórica e ações educativas com a Comunidade Escolar;
- Telecentro Comunitário do Museu Estadual do Carvão ampliado e modernizado;
- Cine-Auditório com 60 lugares;
- Teatro tipo italiano entre 200 e 300 lugares;
- Cinco espaços para oficinas culturais diversas;
- Quiosque e restaurante;
- Projetos culturais diversos, inclusive de preservação e ampliação dos acervos, com destaque para o "acervo CADEM", documentação histórica sobre as empresas mineradoras, trabalhadores (mineiros) e o cotidiano da mineração, principalmente nas décadas de 1910 até 1960.

Tudo formalizado através de Acordo de Cooperação Técnica entre a SEDAC/RS, IPHAE/RS, Museu do Carvão e a Copelmi Mineração Ltda.

Estamos à disposição para maiores informações!
Att.
Equipe do Museu Estadual do Carvão.